Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2008

De Triacastela a Sarria

21.VII.2008





Mesa de madeira com o tampo laqueado imitando mármore. Interior do Monasterio de San Julián de Samos, em Samos.

Pinturas com diversas representações no interior do Monastério de Samos. Nestas pinturas, que se localizam no primeiro piso, não podemos usar o flash nas câmeras para evitar deteriorização.



Estas três fotografias acima, são na verdade uma só tela no interior do Monastério.
Monasterio de San Julián de Samos


Entre Triacastela e Sarria, se localiza Samos que abriga um histórico e importante Monastério, em que viveu o ilustríssimo Benito Jeronimo Feijoo(1676-1764), padre e professor de filosofia e teologia . Teve suas obras publicadas e muito difundidas no final do séc.XIX e séc. XX se consagrando na história da humanidade.
Um dos jardins do Monastério.



Margarida responsável pela hospedaria Casa Veiga em Vila Velha Rural.Neste dia, 21 de julho e segunda feira, tomei o café da manhã em minha hospedaria, a Casa Veiga Rural, juntamente com o Roberto, o outro hóspede do local. Havia no local, apenas dois hóspedes: eu e ele. Eu fazendo o Caminho de Santiago e Roberto, que é de Ferrol, estava com sua moto fazendo um passeio de final de semana. Nos conhecemos, de maneira inesperada, em meio ao pequeno almoço (café da manhã) e ao papo com a Margarida (funcionária), na vila rural local e nos tornamos amigos, voltando a nos vermos mais adiante em Santiago.

Conversamos muito e em minha saída, ele quis me filmar para mostrar a sua família. Penso que deve ter contato empolgado que conheceu uma peregrina sozinha no lugar em que se hospedou. Pois o filme mostrava, de fato, uma peregrina, com sua mochila nas costas e que deu um pequeno depoimento. Os espanhóis não costumam fazer o caminho de Santiago, sobretudo os que moram na Galícia. Pois, os mesmos, habitam e constituem a rota histórica. Roberto nem sequer, sabia que aonde estava, era exatamente, onde passava o Caminho de Santiago e muito menos imaginava que ali poderia conhecer uma peregrina.

Durante o filme, me despedi e segui minha caminhada. Este trecho do caminho é lindíssimo. Parte do caminho é no acostamento da carreteira e confesso que achei meio perigoso, porque a estrada é uma serra e descida, e como toda serra, possui um percurso muito sinuoso. Mas depois de sair da carreteira passei por lugares mágicos. Senti um pouco de dificuldade neste dia ,pois havia muitas subidas e baixadas. Senti os ligamentos dos pés novamente. A dor era forte. Mas sempre controlada com remédio.

Em Samos, um pueblo razoavelmente grande, com uns três bares, um pequeno mercadinho e uma rua principal, visitei o Monastério com um guia, fui ao supermercado e depois fiz um lanche num café tipo bar.
Descansada segui a minha marcha para Sarria. Neste dia a caminhada não era tão longa, mas os terrenos irregulares com muitos morrinhos fizeram com que os 22,5Km ficassem mais distantes.

Cheguei em Sarria muito bem e com disposição para logo me hospedar e sair para almoçar. Mas o caminho nunca é feito sem obstáculos.
Costumava almoçar diariamente em torno de quatro horas da tarde. Já era mais que cinco, mas o sol estava lindo e a tarde deliciosa.

Em Sarria sentei no Café Santiago, almocei e fiquei horas escrevendo e bebendo um vinho ao longo do Rio na Riverside Street.
Vista do Monastério quando estava em caminho para Samos.

Flores em Caminho de Santiago entre Triacastela e Samos.



Chegada em Sarria. Escultura no Caminho e na entrada da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!