Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2008

De Palas Del Rei a Arzua

24.VII.2008


Raquel e Sofhia na porta da biblioteca de Arzua. Lavandas

Flores de Arzua

Árzua está a 38 Km de Santiago. Acabo de chegar aqui, em Árzua .Pela manhã estava muito eufórica para pegar o Caminho. A tendinite amanheceu ótima, pois agora estou usando Ibuprofeno Gel, além das pílulas que já usava e que alívia demais a dor. Quanto as bolhas, já aprendi como evitá-las e como lhe dar com as velhas em processo de cicatrização.
Fiz o dejenuno as 07:30hs e fazia muito frio em Palas Del Rey. Depois do café segui caminhando. O caminho neste trecho é muito tranquilo e gostoso. Existem alguns altos e baixos, mas o corpo se abranda. No início do dia a disposição está a mil.
Os primeiros cinco quilômetros são muito fáceis, mesmo com o ar frio e uma fina garoa. Cruzei com muitos animais e notei uma região bastante rural.
Depois dos cinco, comecei a sentir as pernas, sobretudo a que possui tendinite. Após o décimo quilômetro a sede começa a chegar e tudo passa a incomodar. Senti dor no ombro e senti frio, pois garoava. Mais adiante senti calor.
Neste trecho do caminho me irritei gratuitamente com as voltas que o caminho dava e me fazia andar mais, por altos e baixos, do que literalmente deveria para estar a frente. Porém, quando estamos no caminho, devemos seguí-lo sem questioná-lo.
Hoje muitos peregrinos passaram por mim e eu passei por alguns deles, que estavam mancando. Existem peregrinos que caminham muito rapidamente. Geralmente são alemães ou adolescentes. Andam em turma e falando muito. O meu rítmo não os acompanha. Mas existem também alguns peregrinos que andam mancando e outros que vejo parados pelo caminho.
Cheguei em Mélide ás 13:40hs, depois de ter caminhado 16 Km, porque fiz uma longa parada em um pueblo, Furelos, entre os dois que caminhei. Em Mélide visitei a Igreja e o Concílio da cidade. Fiquei encantada com a avenida principal e as pessoas com muita simpatia que conheci ali. Depois de duas horas conhecendo a cidade com direito a café, fui para o ponto do autobus e peguei o próximo que passou pelo pueblo para ir até Árzua, onde eu tinha reserva para dormir.
De Mélide até Árzua são mais 14 Km e precisei me polpa de alguns quilômetros, porque minha tendinite estava queimando e a perna inchou demais nos primeiros quinze quilômetros percorridos do dia. O médico já havia me proibido de andar neste dia e o fiz de teimosa. Só me restam 38 Km para chegar até Santiago e amanhã espero estar bem para conseguir a etapa mais distante e gloriosa.
Estava na reta final. No dia seguinte estaria em Santiago. Já sintia um gosto de chegada, porém estava bastante apreensiva. Pois sabia que o último dia de caminhada era o mais longo deles e era um desafio. Um desafio que devia e desejava encarar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!