Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2008

De Portomarin a Palas Del Rei

23.VII.2008


Vista de minha perna direita, dia 23 de julho, do joelho ao tornozelo após a retirada de faixa diária.


O inchaço era tanto quanto a dor, e parecia que havia fraturado a tíbia. Somente conseguia pisar e andar com a perna enfaixada, pois a imobilização da mesma segurava a dor.
Ontem estive no centro médico novamente em Portomarin. Recebi massagem na tendinite e minha perna direita foi enfaixada até o joelho. Nunca tive uma tendinite e não podia imaginar que esse tipo de inflamação incharia tanto a minha perna no local estendido. As bolhas não encheram mais e já estão em processo de cicatrização, pois estão sendo muito cuidadas.

Despertei me sentindo muito bem, mas sabendo que, hoje seria impossível caminhar, com a perna direita, nas condições em que se encontrava. Afinal não estava pagando uma promessa para me arrastar pelo Caminho, e o médico havia sido muito claro comigo: "Não ande pelo menos um dia!" Como vim fazê-lo com o tempo determinado, e com plano de viagem, aprendi que podemos ter intercorrências e que precisamos mudar o plano num determinado momento. Mas não que isso fosse abandonar o meu sonho de chegar ao santuário. Significava naquele momento, que apenas aquele dia não poderia caminhar muitos quilômetros além dos quais já são necessários para me locomover nos pueblos.

Cheguei a Plaza Central de Portomarin muito cedo e encontrei duas moças de Zaragoza, a Sonia e a Beatriz.
Fotografia feita em chegada a Palas Del Rey com Sônia e Beatriz de Saragoza.
Mensagem de e-mail by Sônia:
'Hola Katia!! Soy Sonia, de Zaragoza. Nosotras somos las chicas que compartimos taxi desde Puertomarín hasta Palas del Rey. Te mando 2 fotos en las que sí que aparecemos. Espero que te vaya todo bien. Un saludo desde España.'

Soubemos que haveria um autobus passando por lá, mas que não passaria em Palas Del Rey, nosso destino do dia. O autobus iria até Lugo e lá teríamos que pegar outro bus para Palas Del Rey. Achamos que seria muito tempo de viagem, pois Lugo se localiza fora de rota e fica a 50 Km de Portomarin, sendo que existem apenas 25 Km entre Portomarin e Palas DeL Rey.


Conseguimos chamar um taxi por telefone, cujo número nos foi dado por um senhor que vive na cidade e o aguardamos por uns 40 minutos.

Dividimos o taxi até aqui, em Palas Del Rey e chegamos bastante cedo neste pueblo. Antes de ir para a Casa Benilde, minha hospedaria, visitei a Igreja e o Concílio e já selei a credencial. Em seguida deixei a pesada mochila no hotel.

Fazia muito frio e chovia um pouco. Pela tarde, a neblina no pueblo não me permitia enxergar dois passos adiante. O café com quatro ordenadores ou computadores, foi um grande companheiro e excelente instrumento, pois me permitindo escrever no blog. Ah, já havia tomado dois chocolates quentes. Um deles com uma barra de chocolate dentro e derretida. Uma delícia.

Naquele dia pude descansar e minha tendinite melhorou muito para continuar caminhando no outro dia pela manhã. Inclusive pude ir a farmácia atualizar o ambulatório que carregava na mochila, como faixas, pomadas, pílulas e gazes.

Pensava em dar uma passeada por todo o pueblo, inclusive para atualizar os passos e depois de almoçar o plano foi grudar na televisão para assistir a décima sétima etapa do Tour de Francia. As pernas sentiram falta da caminhada, mas foi fundamental aquele descanso.

TOUR DE FRANCIA & CAMINHO DE SANTIAGO _ 23.VII.2008





El español Carlos Sastre
El peregrino en Camino de Santiago


Por estes dias duas imagens se misturaram demais em minha mente. Os peregrinos que fazem o Caminho de Santiago com bicicleta e que são em muitos, e os competidores do Tour de France que está acontecendo desde o dia 05 de julho e se encerra no próximo 27. Essas imagens me remeteramm ao meu cotidiano, para as aulas de spinning e me fizaram recordar o Beto, meu professor, grande competidor de provas de longa distância e duração e um verdadeiro peregrino by bike, pois seu meio de locomoção em São Paulo é a sua bicicleta.

Hoje assisti a décima sétima etapa inteirinha na televisão, pois não consegui tirar o olho da tela. A prova durou seis horas e meia aproximadamente. O espanhol Carlos Sastre del Team, com 33 anos, se torna o novo líder de Tour de Francia, as 17:48hs com 1´30 de vantagem nesta última etapa.

Da mesma forma que os peregrinos, é admirável e inspirador observar os ciclistas com a força espiritual, preparo fisico e mental. Muitos na competiçãoo lutaram consigo mesmo e era visível aos olhos. Mas tudo é compensador com o momento da glória e chegada. É assim que fazemos nós peregrinos em Caminho de Santiago. Desfrutamos um grande momento na chegada, mas padecemos em caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!