Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2008

O Caminho













Como pratico atividade física frequentemente, pensei que estivesse preparada fisicamente para fazer o Caminho de Santiago. Mas me enganei e a frase de Sócrates, "só sei que nada sei", é de fato, perfeita para uma peregrina de primeira viagem. Caminhar centenas de quilômetros com uma mochila nas costas, e dez per cento a mais de nosso peso, requer treino específico para esse tipo de exercício, como caminhar no mínimo 5 Km por alguns dias com a pesada mochila nas costas.
Mentalmente estou disposta e receptiva para todas as experiências que vivencio. Porém não estava preparada para padecer e nós peregrinos temos que estar dispostos a suportar momentos não tão felizes e enfrentar as dificuldades que se apresentam pelo caminho. Por causa disso, em minha jornada, descobri que sou mais forte do que pensava ser. Pois enfrentei dificuldades e mesmo quando pensava que não conseguiria seguir adiante, eu segui e sempre disposta a continuar, mesmo com a tendinite que ganhei e as bolhas nos pés. Emocionei me bastante e vi pessoas se emocionarem. "Enquanto escrevo estas linhas, estou a 100Km de Santiago de Compostela."
Quem faz estes últimos 100 Km do Camino a pé, e os 200 Km de bicicleta ou a cavalo, recebe o selo em sua credencial de peregrino, postado pela Catedral de Santiago e a Compostelana, um certificado. Para isso, se necessita selar a credencial pelas igrejas que passamos pelo caminho de Santiago, seja em pequenos pueblos, como Trabadelo, ou cidades, como Sarria. O peregrino deve fazê-lo no mínimo uma vez ao dia em lugares santificados como as igrejas.
Como na vida, as boas e as ruins experiências que temos pelo caminho são enriquecedoras. O importante é entender o caminho. Segui desde o princípio acreditando que entenderia o caminho e foi o que aconteceu. Ele me trouxe pessoas, lugares, momentos e lembranças que me farão querer retornar...Quem sabe em 2010 ou 2021, que são ano santo, o Jacobeo. Jacobeo significa que o dia 25 de julho, do apóstolo Thiago, coincide com um domingo.Guardo sentimentos complexos para descrever. Talvez os representei com uma ou duas palavras, como_¨sentei e chorei¨, ¨sorri¨. Tudo se mistura à dureza e a grandeza do Caminho de Santiago, seja qual for o curso que ele apresenta, juntamente com as vivências pessoais. "Só me resta dizer que nada do que tinha vivido até aqui poderia ser comparado aos dias em que aqui caminhei." (Escrito na noite de 20 de julho em Vila Velha Rural, situada a dois quilometros de Triacastela na Província de Lugo, após percorrer caminhando 295,10 Km no Camino de Santiago)
Significado
Para ser um peregrino, se requer fazer a peregrinação com motivação cristã, em maior ou menos medida e adotar juntamente uma postura cultural. Quando ademais desta motivação se faz o Caminho a pé (que é a peregrinação por execelência), de bicicleta ou a cavalo, a Catedral de Santiago de Compostela concede para o peregrino, um documento oficial que se chama Compostela_a credencial.
O essencial para o embargo da peregrinação é fazê-la com espírito de fé e assim pode se utilizar qualquer meio de transporte. As Igrejas por todo Camino se encontram de portas abertas aguardando os peregrinos e os incentivando ao sentido da peregrinação.
Tenho sentido durante o percurso do caminho, que ele próprio nos interioriza para a fé e nos motiva ao sentido maior, o religioso, sem mesmo ter tido este propósito antes. Porém, ao chegar nos pueblos, a infraestrutura moderna nos tira um pouco do espírito de peregrino, pois entramos em contato com o nosso mundo capitalista e distante de Deus. De qualquer maneira, existe algum mistério no Camino de Santiago que nos transforma.
"Para mim, que estou só nesta viagem e neste Camino, tenho sentido de fato a presença de Deus. Pois de alguma forma ele me acompanha e me escuta em meus mais exaustos momentos de caminhada. Isto não impede que me sente diariamente diante do computador no Camino de Santiago para atualizar o meu blog. Pelo menos neste século, não!"
O Caminho de Santiago é uma trilha com um acervo cultural histórico a céu aberto, que nos traz muitos aprendizados. Cada pessoa terá o seu aprendizado e fará o seu caminho. Todos o fazem de maneira diferente. Seja pelo tempo ou pela maneira, assim como do lugar em que inicia. Mas todos terminam no mesmo lugar e com o mesmo objetivo: em Santiago de Compostela, com o sonho de visitar a tumba do apóstolo em sua esplêndida cathedral e selar pela última vez a credencial.
Como disse Paulo Coelho um dia, o Caminho de Santiago nos ensina que diariamente alcançamos um objetivo que nos levará ao nosso sonho e principal motivo. Mas ao alcançar este sonho, não é verdade que o ele acabou. Chegar ao final significa que uma nova etapa se inicia. Pois dali em diante um novo caminho será percorrido.
O que nos move na vida é um objetivo (sonho) em movimento! Os pares há que sonharem juntos para se manterem juntos. O Camino nos mostra isso...Nos convida a isso!
A Basílica de Santiago de Compostela é o ponto final dos Caminhos de Santiago. A cidade foi declarada pela Unesco como «Património Universal da Humanidade» em 1985.



Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o Século IX. Estes são chamados de Peregrinos, do latim "Per Agros", "aquele que atravessa os campos".
Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão todos desaguar aos caminhos franceses que posteriormente se ligam aos espanhóis, com exceção das várias vias do Caminho Português, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte.
O Caminho de Santiago entrou na história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo, São Tiago, Santiago, na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.
O chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu se juntam para entrar na Península Ibérica, entra na Espanha por Roncesvalles, no sopé dos Pirenéus, e de lá segue em cerca de 800 km até chegar a Santiago de Compostela.
O Caminho de Santiago atingiu o máximo esplendor nos séculos XI e XII, e depois após a contra-reforma no ínicio do século XVII por Portugal. Nas últimas décadas voltou a ganhar protagonismo, sendo convertido num itinerário espiritual e cultural de primeira ordem. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu (1987) e Património da Humanidade na Espanha (1993) e França (1998). Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhos_de_Santiago


'Para o peregrino o Caminho de Santiago possui magia, encanta, machuca, abusa, realiza e seduz.' * Kátia T. Fonseca

3 comentários:

  1. BOM DIA MINHA QUERIDA KÁTIA...
    ADOREI SEU BLOG E A AVENTURA QUE VC ESTÁ VIVENDO, EXPERIÊNCIA ÚNICA DE VIDA E CONHECIMENTO.
    PARABÉNS!!
    AGUARDANDO O SEU RETORNO.
    BJOS!!

    LUÍS HENRIQUE SAMPAIO

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida Kátia...

    que linda a sua aventura, adorei tudo que escreveu, te desejo tudo de bom e que consiga voltar com muito conhecimento e experiência...

    beijos e boa viagem !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,a peregrinação está quase chegando ao fim.
    Mais uma etapa de vida vencida!!!
    Saudades.
    Marisa.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho!