Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Compostela Percorrida e O Caminho de Santiago

O Caminho Francês é o itinerário jacobeu , do Caminho de Santiago, com maior tradição histórica e o mais reconhecido
internacionalmente, desde o final do séc.XI.

Os primeiros textos sobre o Caminho Francês foram revelados por Aymeric Picaud e detalhava assim, a região da Galícia, há dez séculos atrás: “Abunda em bosques, é agradável pelos seus rios, os seus prados e as riquíssimas macieiras, as suas boas frutas e as suas claríssimas fontes; é rara em cidades, vilas e lavradios. Escassa em pão de trigo e vinho, abunda em pão de centeio e sidra, em gados e cavalarias, em leite e mel e em grandíssimos e pequenos pescados de mar; é rica em ouro e prata, e em tecidos e peles silvestres, e noutras riquezas, e sobretudo em tesouros sarracenos”.

O peregrino do século XXI, como eu, poderá comprovar, percorrendo a rota a pé, a cavalo ou de bicicleta, o que perdura e o que mudou deste relato feito há dez séculos atrás, a meio caminho entre a realidade e a lenda.

Lenda ou Tradição? Repetir o caminho é uma experiência que renova o espírito e que deixa marcas no corpo e na alma. Percorrer o Caminho de Santiago é um exercício físico e espiritual, que necessita muita fé. Trata-se de um período de reflexão interior e de descobertas a respeito de si mesmo.
Viver o papel de peregrina foi muito importante para mim, mesmo que por poucos dias. Foi esse papel que me motivou a escrever este blog e o meu livro sobre o Caminho. Além destes, criei a comunidade no Orkut chamada Compostelana, porque acredito que as ações virtuais colaboram com a divulgação das tradições culturais. Todas essas iniciativas representam o meu desejo de propagar o Caminho de Santiago com todas as suas lendas e tradições.
Enfim, Santiago de Compostela é o alvo, que todos os peregrinos deste caminho buscam, e que guarda as cinzas do Apóstolo Tiago em sua suntuosa catedral. Recebeu este nome, porque a região é coberta por um céu de estrelas. Compostela possui o lendário significado de céu de estrelas, porque dizem que o norte da Espanha, onde se localiza o caminho, fica diretamente abaixo da Via Láctea e segue linhas que refletem a energia dos sistemas estelares. Assim como a cidade de Santiago escolheu Compostela para compor seu nome, também o elegi para compor o nome do meu Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!